Nos últimos anos popularizou-se o conceito de “guerra híbrida” como uma forma multidimensional que os Estados aplicam para impor a sua vontade sobre outros Estados, especialmente no contexto do pós-Guerra Fria. Mais recentemente, vimos também emergir o conceito de “zona cinzenta”, como os contornos de ambiguidade entre “guerra” e “paz” que abarcam muitas das ações internacionais dos Estados contemporâneos.
Não obstante, na mesma medida em que esses conceitos se popularizam, eles também correm o risco de serem vulgarizados e deturpados, perdendo assim a sua capacidade explicativa. Tem faltado, portanto, uma abordagem sistemática desses conceitos.
Em Guerra Híbrida e Zona Cinzenta, o geopolitólogo Leonid Savin supre essa falta. Nessa obra, Savin faz uma genealogia conceitual desses termos através de um exame minucioso da bibliografia disponível nos meios militares e acadêmicos ocidentais, para então analisar como a OTAN e os EUA utilizam essas novas formas de engajamento contra a Rússia e outros países contra-hegemôminicos
Avaliações
Não há avaliações ainda.