O embate entre Rússia e OTAN no campo de batalha ucraniano tem todas as características de um evento epocal, cujo resultado certamente acarretará o redesenho geopolítico planetário. Este enfrentamento, que não carece de dimensões escatológicas, remete até mesmo a oposições mítico-simbólicas, como o duelo entre Beemote e Leviatã, entre Terra e Água.
Um evento com tamanhas implicações deve, necessariamente, ser estudado a partir de uma perspectiva multidisciplinar que parta da geopolítica como ciência fundamental. Mas, se o interesse pela geopolítica, hoje, é onipresente, uma abordagem rigorosa da mesma é algo que quase não se encontra em lugar algum.
Em Fundamentos da Geopolítica, o filósofo e geopolitólogo Alexander Dugin apresenta o primeiro manual russo de geopolítica do período pós-soviético. Nessa obra, considerada leitura obrigatória nas academias militares da Rússia, Dugin explica detalhadamente a ciência geopolítica e, a partir dos seus princípios, monta uma estratégia geral para garantir o futuro da Rússia e derrotar os EUA
Avaliações
Não há avaliações ainda.